​​​​© 2017. Desenvolvido por WD Comunicação.

  • Grey Facebook Icon
  • Grey LinkedIn Icon

STJ considera válida tarifa de liquidação antecipada em contratos bancários assinados antes de 2007

A  Segunda Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ), por unanimidade de votos, considerou válida a cobrança de tarifa de liquidação antecipada para contratos bancários de crédito e arrendamento mercantil anteriores a dezembro de 2007.

 

Na decisão exarada nos autos do Recurso Especial nº 1.392.449, os Ministros afirmaram que até dezembro de 2007 a regulamentação bancária permitia a cobrança desse tipo de tarifa, desde que prevista nos contratos. Para relator do recurso, Ministro Marco Buzzi, a questão foi pacificada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) com a edição da Resolução 3.516, de dezembro de 2007, que vedou a cobrança. Antes dessa data, segundo o magistrado, a norma vigente (Resolução 2.303/96) permitia a cobrança.

 

“Impende ressaltar que, ao tempo do referido normativo, a orientação estatal quanto à cobrança de tarifas pelas instituições financeiras era essencialmente não intervencionista, ou seja, a regulamentação facultava às instituições financeiras a cobrança pela prestação de quaisquer tipos de serviços”, afirmou o Ministro Marco Buzzi.

Leia a matéria original.

Please reload

Posts Recentes | Blog
Please reload

Últimas Notícias
Please reload